domingo, 21 de junho de 2009

Namore na Serra

A serra está distante mais de 100 km da capital gaúcha, mas quando chega o inverno torna-se destino para boa dos porto-alegrenses. Não diferente, para os casais que procuram um clima característico europeu sem ter que atravessar o oceano. Para o turismólogo Luis Gustavo Silva, professor da Faculdade de Turismo da PUCRS, a Serra Gaúcha seria apenas um imaginário construído pelo povo, uma falsa europeização em pleno Estado. Fato é que, imaginário ou não, passar no mínimo um fim-de-semana em Gramado (www.gramado.com.br), Canela ou na região de Bento Gonçalves e correr o delicioso risco de sentir a neve é um ótimo programa.

Alguns depoimentos de casais apaixonados pela Serra:

Rafaella Plangg Vier, 18 anos, e Eduardo Viegas, 21 anos, sempre que podem passam o final de semana na serra gaúcha. “O Alpen Park, o romântico Lago Negro, para ir à tarde passear, e a Casa da Velha Bruxa para tomar um chocolate quente”, conta Raffaela quando questionada sobre os lugares de sua preferência. O casal conta que em maio aproveitou para visitar vários restaurantes, conhecer o novo Zoológico e passear no Lago Negro. “A serra é um lugar bom para passear, não tem perigo, tu sempre conhece lugares novos,além do mais o clima da serra é bem aconchegante a dois”, explica Rafaella. O namorado Eduardo Viegas concorda em certo ponto: “O frio deixa a serra mais romântica, mas prefiro passar o final de semana em Porto Alegre por que ela me leva a falência com tantos passeios”.

Luiza Cardozo, aposentada, diz que a melhor coisa do inverno é poder comer chocolate ao lado do marido na casa da Serra. Mas para quem está apenas começando a vida, ela diz que vale a pena passar nem que seja um final de semana em Gramado: “Lá me sinto na Europa, com aquelas casinhas, quando neva então é lindo e as comidas, uma delícia.”


Por relatos como esse o NamoraPoa fugiu apresenta 8 lugares que você deve conhecer na Serra. Parte deles, resultado de uma enquete no Orkut:

Alpen Park: Um dos melhores complexos da Serra. Entre as atividades, imagine um trenó a 70 km/h percorrendo sinuosas curvas em um cenário paradisíaco. Imagine também um cinema 3D ou uma volta com seu parceiro em um quadriciclo. Bem, esse é o Alpen Park. O preço pode ser meio salgado para alguns bolsos (R$ 10,00 a R$ 90,00).
Mas para os que preferem arriscar vale a pena.
Zoo: O mais interessante desse zoológico é que todos os animais estão em viveiros adaptados, nao em jaulas, mas integrados diretamente com a natureza ou em ambientes que a reproduzam. Toda a área do parque, adaptada a portadores de deficiência física, pode ser percorrida com carros elétricos e com a ajuda de ">Audio Tours.

Parador Casa da Montanha: Um dos mais charmosos hotéis do Brasil. Oferece ecoturismo, aventura e gastronomia. Aconchegante, possibilita uma vista inigualável dos capões de araucárias, típicos da Serra. No Parador, além de se deliciar com a culinária da região, pode-se desfrutar de Barracas Térmicas, trilhas de Land Rover, pesca esportiva, banhos de cachoeira, entre outras atividades.


Parque do Caracol: Com uma cascata de 130 m de extensão, conta com trenzinho, trilha e até mesmo uma aldeia indígena.

Lago Negro: Lago artificial, oferece passeio de pedalinho, restaurantes e lojas de conveniência.

Mundo a vapor: O passeio pela estrada de ferro percorre a região de Canela contando a história da região.

Aldeia do Papai Noel: Único parque natalino da América do Sul, onde você encontra a "casa do papai Noel", árvore dos desejo, renas, praça de neve, entre outros.

Castelinho do caracol: Museu que abriga os móveis, louças, objetos, utensílios e ferramentas usadas pelos imigrantes, na colonização da região.


Seguiu as dicas e gostou? Então vote ou reclame em alguma das enquetes sobre o assunto no Orkut.

0 Comments: